Acerca de mim

Curso Tecnológico de Desporto 07/10 do Agrupamento de Escolas Mães D'Água. Autores: Carlos Correia e Márcia Martins

Seguidores

domingo, 6 de junho de 2010

As influências

Sabe-se que desde a invasão dos colonizadores, a partir do século XIV e XV em África, tudo sofreu alterações desde os nomes usados até à própria civilização isto devido à permanência dos colonos desde essa data até aos nossos dias, com a entrada de outras culturas.

Agora aqui sublinho no que toca a dança que houve uma fusão entre os nossos ritmos tradicionais com a forma de dançar a par importada da sociedade europeia, em que este tipo de dança era praticada nas cortes, nos salões nobres e da burguesia como por exemplo na contradança, valsa, mazurca, polca…, levadas não só pelos senhores como pelos seus criados e até por alguns escravos
Uma característica africana no que se refere à dança , são os conceitos e a atitude relacionada com o movimento. Ao invés da cultura europeia que usa o corpo como um único bloco, a cultura africana faz sair o movimento de várias partes do corpo independentes entre si.
Nas danças de solo, com destaque para as danças com máscaras, existem também movimentos cujo fim é a comunicação com a audiência, incluindo algumas mensagens em código. O que inclui não só a dança mas também pantomina, gestos e certas formas de andar.

0 comentários: