Acerca de mim

Curso Tecnológico de Desporto 07/10 do Agrupamento de Escolas Mães D'Água. Autores: Carlos Correia e Márcia Martins

Seguidores

domingo, 6 de junho de 2010

História e Origem

As danças africanas tiveram origem em África como parte essencial da vida nas aldeias. Elas sempre acentuaram a unidade entre os seus membros, tendo sido quase sempre uma actividade de grupo.
A dança tribal considerada como arte pré-histórica das mas antigas do mundo dá uma mais valia e um contributo muito importante para as sociedades existentes, porque muitas dessas danças tribais serviram para ajudar a escrever a história africana. Essas danças eram feitas com o som do batuque como primeiro instrumento que também servia como comunicador. Elas eram dançadas, em roda, em linha, espaço cheio, em diagonais, o que resultava em coreografias muito bem executadas.
Sabe-se que desde a invasão dos colonizadores, a partir do século XIV e XV em África, tudo sofreu alterações desde os nomes usados até à própria civilização isto devido à permanência dos colonos desde essa data até aos nossos dias, com a entrada de outras culturas.

No que toca a dança, houve uma fusão entre os ritmos tradicionais africanos com a forma de dançar a par importada da sociedade europeia, em que este tipo de dança era praticada nas festas, nos salões nobres e da burguesia como por exemplo na contradança, valsa, mazurca, polca…, levadas não só pelos senhores como pelos seus criados e até por alguns escravos.


Desde a pré-história


A tradição é a força cultural dos povos africanos em plena festa de ritmos, transmissão da cultura dos antepassados e o retrato do dia-a-dia nas aldeias africanas e não só…

A dança como força de expressão dos rituais, era chamada em todas as ocasiões, como ponto de partida para qualquer cerimónia.

0 comentários: